5 de out. de 2010

Garoto de 15 anos é a primeira criança a receber um coração artificial permanente.

O garoto, cujo o nome não foi divulgado, recebeu na semana passada um coração artificial em uma cirurgia com duração de 10 horas. Segundo os médicos, o paciente se encontra consciente, conversando e disse se sentir bem.


Portador da Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença que causa a degeneração dos músculos, o garoto encontrava-se muito debilitado e já não saía da cama quando os médicos decidiram realizar a implantação do coração artificial.


A cirúrgia foi realizada pelo Pediatra Cardíaco Dr Antonio Amodeo em conjunto com uma equipe de oito conceituados profissionais no hospital infantil Bambino Gesu, em Roma.

Os médicos informaram que, ao contrário de outras operações semelhantes, esta não é uma solução temporária, mas sim definitiva, e a expectativa é que o menino tenha de 20 a 25 anos de uma "vida normal".

Dr. Amodeo disse que o coração artificial possui cerca de 4 centímetros de comprimento e foi sido colocado dentro do ventrículo esquerdo e sua ligação com a aorta ascendente.

"O dispositivo é uma bomba de acionamento elétrico e hidráulico e fica localizado dentro do tórax, reduzindo o risco de infecção".
"Ele é alimentado através de um plug colocado atrás da orelha esquerda e ligado à uma bateria que o paciente leva em um cinto e é carregada durante a noite como um telefone celular".
"Esta é a primeira vez que tal dispositivo foi colocado em uma criança e deve lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida, embora ele sofra da síndrome de Duchenne".
Ele acrescentou que o aparelho pesava pouco mais de 90g - em comparação com os adultos que podem pesar em torno de 1 kg e a previsão é que o garoto permaneça na UTI por mais duas semanas.
"Esta cirurgia abre novos horizontes, pois há muitas crianças que precisam de transplantes, mas o número de doadores é muito pequeno e em alguns casos como este, o paciente não pode se candidatar a um transplante em razão da doença."
Ele acrescentou que a cirurgia é única pois até agora só havia sido realizada em pacientes adultos e a baixa invasividade do dispositivo faz reduzir drasticamente o risco de infecção.



Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Arquivo Geek - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo